Visualizações desta página: 220                ( contagem iniciada em 21 de abril de 2016 às 11:49 hs. )
(48) 9 9828 7754
contato@mwestudio.com.br
Bem vindo visitante


Artigos >> categoria: todos >> web design 

Peça já o seu orçamento

Briefing: o que informar ao designer antes de iniciar o projeto?

Entenda o que descrever para obter um resultado satisfatório.

Categoria: web design

Briefing: o que informar ao designer antes de iniciar o projeto?
Artigos >> categoria: todos >> web design 

Briefing: o que informar ao designer antes de iniciar o projeto?

Entenda o que descrever para obter um resultado satisfatório.

Oque é briefing

A definição de briefing, segundo o Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0:

1. Conjunto de informações básicas, instruções, diretrizes, etc., elaborado para a execução de um determinado trabalho, ou missão militar, etc.

2. Reunião onde se definem essas instruções, diretrizes, etc.

A Wikipédia, por sua vez, define briefing da seguinte maneira: O briefing é um conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, sendo muito utilizado em administração e na publicidade. O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.


Resumindo
o briefing é um conjunto de perguntas e/ou atividades que servem para determinar como se dará o projeto, elaboração e execução de um determinado trabalho, no caso um web site.

Quando você vai a uma consulta com seu médico é bem provável que ele te pergunte oque está sentindo, nesta hora, você com sua resposta e informações precisas o ajuda a encontrar uma solução para o seu problema, a mesma coisa acontece quando você vai responder a um briefing, suas respostas ajudarão o web designer a chegar bem próximo a um resultado satisfatório daquele que você deseja, simples, apenas transfira em palavras oque você está pensando para o seu produto.
Veja nosso briefing

Restrições

A pessoa que mais conhece seu negócio é você mesmo, diga ao web designer aquilo que deve ficar fora do projeto como algo que lembre a concorrência ou outro motivo qualquer.

Referências

As referências são muito importante para o web designer ter uma noção do que você quer em seu projeto, visite sites dos concorrentes, sites que você gostou, seja por beleza ou por funcionalidade ou os dois exemplos. Se espelhe em marcas e projetos de sucesso e que tenham segmento similar ao seu, elas são uma forma de referência muito boa, veja se em algum site existe aquele slide que você gostaria de ter no seu site, por exemplo, mas saiba que o seu projeto é único e como tal as referências serão usadas somente como inspiração, base para um projeto original.

Objetivos com a Marca

Aqui você responderá de forma sucinta quais os objetivos da marca com aquele projeto. Pode parecer uma pergunta simples, mas deve estar claro tanto para o empreendedor quanto para o designer. O que eu desejo alcançar com esse projeto? Quais os objetivos? Responder essas perguntas faz com que haja um sentido mais claro e definido.

Público Alvo

Estude e defina seu público alvo. E essa dica é importante para qualquer setor de uma empresa. Todo empreendimento que deseja alcançar o sucesso deve ter bem esta definição. Ter em mente qual público o projeto se destina torna mais fácil e eficaz a produção dele.

Conceitos da empresa

Missão, visão e valores. O designer precisa entender o segmento da empresa, estar informado com relação aos conceitos e valores do negócio. Isso o ajudará a criar algo que realmente transmita a mensagem que se quer passar.

Mídias de veiculação da marca

Sabendo em qual mídia sua peça será veiculada, o designer adaptará as produções de acordo com o veículo. Impresso, digital ou dois? Esteja atento para informar esses detalhes, que, ao final, podem gerar significativa diferença e evitar retrabalhos desnecessários.

Essas são apenas algumas das perguntas que devem estar explicadas no seu briefing. Vale lembrar que cada projeto é único e conta com suas peculiaridades. Isto é, todo material terá um briefing diferente.


Página com todos os artigos

Mais artigos

Dúvida cruel, criar ou não um novo site?
Designer é caro?
criando a identidade visual da sua marca
Dicas básicas de SEO
Oque é um layout responsivo ( Responsive Web Design )?
Porque uma pequena empresa precisa de um site profissional


Amostra do uso de alguns plugins do Facebook

Comentar no facebook



recomendar MW Estúdio Web.


Posts no Facebook